Esporte

Craque do Coritiba inspira atletas dos Jogos Escolares - 05/06/2011 15:50

O atacante Anderson Aquino – autor do gol diante do Ceará que garantiu a classificação do Coritiba para a final da Copa do Brasil – foi atração durante a abertura dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Aquino, que quando estudante participou dos Jogos Escolares, carregou a tocha e acendeu a pira olímpica, sob muitos aplausos de todos os presentes à solenidade, na noite de sexta-feira (3).

Jogador destaque do Coritiba em 2011, Anderson Angus Aquino, de 25 anos de idade, nasceu em Foz do Iguaçu e tem boas recordações de sua participação nos JEP’s. “Como a grande maioria dos jogadores, tive um começo muito difícil. Mas era em competições como essas que eu procurava me destacar”, disse ele, que atuou pelos jogos na Regional do Oeste do Paraná.

Muito aplaudido, Anderson Aquino enalteceu a festa organizada para os atletas. “Uma recepção calorosa como esta que foi preparada aqui deixa os atletas mais animados para a competição”, comentou o atleta coxa-branca, que também já atuou pelo Atlético (PR), Sport (PE), Goiás (GO), Olimpi Rustavi (Geórgia) e Paraná Clube (PR).

Para o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, a participação de Anderson Aquino na abertura da competição, na sede Fazenda Rio Grande, é incentivo aos jovens que querem seguir a carreira de atleta, não apenas no futebol mas em todas as modalidades oferecidas. “Além dessa referência, o gesto de um atleta profissional em se aproximar dos jovens estudantes é o reconhecimento da importância do esporte na formação de todos como cidadãos”, ressalta Roman.

Fazenda Rio Grande sedia os jogos do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, do qual também fazem parte os municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Atencioso, Anderson Aquino deu autógrafos, entrevistas e posou para fotos com dezenas de pessoas. O atleta Gabriel Basso Neto, de Campo do Tenente, disse que almeja futuro semelhante ao do craque. Gabriel, aos 16 anos, também tem como pretensões a realização e o sucesso, só que no basquete. “A gente sempre quer ser profissional, mas sabemos que são poucos que alcançam isso”, comenta.

Mesmo sabendo das dificuldades, o atleta de Campo do Tenente, acompanhado do professor e técnico Alisson Marcom Tessaro, lembra que competições com os Jogos Escolares podem abrir o caminho para o sucesso. “Esses jogos são uma janela onde podem aparecem muitos talentos, e o Anderson Aquino é um desses exemplos”, concluiu Gabriel.

COMPETIÇÃO – Nessa fase da competição – que prossegue até quinta-feira (9), em 16 sedes – participam aproximadamente 25 mil atletas, nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, todos divididos em duas categorias, “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos), no feminino e masculino. Outros aproximadamente 30 mil disputaram a primeira etapa, no mês passado.

Além dessas modalidades, classificam-se direto para a final, sem participar das fases regional e macrorregional, os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular, bem como os campeões das coletivas no ano passado. Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.

A fase macrorregional será de 16 a 21 de junho, em oito sedes, e a final, de 2 a 10 de julho, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (menos o atletismo, em Curitiba). Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo