Esporte

25 mil alunos iniciam segunda fase dos Jogos Escolares do Paraná - 04/06/2011 13:50

Com a participação de mais de 25 mil alunos, começaram neste sábado os jogos da segunda etapa da fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), abertos com festa na noite de sexta-feira (3), em 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE). A competição prossegue até quinta-feira (9), nas sedes Colombo, Colorado, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Mamborê, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa, Salto do Lontra, São João, São João do Ivaí, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama.

Serão classificados nesta etapa cerca de 4 mil alunos, nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa vôlei, vôlei de praia e xadrez. A primeira etapa, disputada de 20 a 26 de maio, em outros 16 núcleos, classificou mais de 4 mil alunos para as fases seguintes.

Na solenidade de abertura em Iracema do Oeste esteve presente o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman. “É um prazer estar no interior do Estado para prestigiar esta festa. Sei da importância do esporte e do sonho que esses alunos têm, e a partir do momento em que incentivamos o esporte, ele cresce e se desenvolve. O objetivo destes jogos é motivar as crianças a terem metas na vida”, afirmou.

No campo de futebol da Associação dos Funcionários Públicos de Iracema do Oeste, Evandro também falou sobre os projetos do Governo do Paraná para tornar o esporte mais forte e mais presente no Estado, e parabenizou o município e os organizadores pela realização da competição no Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand.

REGULAMENTO – Das modalidades coletivas na primeira etapa da fase regional só os campeões passam de fase, nas quatro categorias: Feminino A (15 a 17 anos), Feminino B (12 a 14 anos) e Masculino A e B. No atletismo também só os campeões por provas e categorias seguirão na competição. No tênis de mesa e xadrez continuam na disputa os dois primeiros por provas e categorias – individuais e duplas no tênis de mesa, e relâmpago, rápido e convencional no xadrez.

Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (o atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os das outras modalidades passam por uma nova seletiva, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.

Direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular, bem como os campeões das coletivas no ano passado. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.

Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades estão sendo disputadas na fase regional: atletismo e futsal. E entram direto na final os alunos especiais das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo