Meio Ambiente

Mutirão na baía de Guaratuba integra ações da Semana do Meio Ambiente - 03/06/2011 18:50

Um mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba será realizado neste domingo (05) com início às 8 horas, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Guaju, em parceria com os órgãos ambientais do Governo do Estado e município.

O V Mutirão de Limpeza da Baía de Guaratuba contará com a participação de cerca de 300 voluntários, entre pescadores artesanais, pescadores esportivos, maricultores, bombeiros, empresários e estudantes da rede pública de ensino. Para o transporte dos voluntários, será utilizada uma embarcação cedida pela empresa responsável pela travessia de Guaratuba. Além disso, proprietários de embarcações das marinas do município também irão contribuir com a ação de conscientização.

No último mutirão de limpeza, participaram 180 voluntários e 22 embarcações. “Retiramos 2,5 toneladas de resíduos, sendo na sua grande maioria plástico. Mas também encontramos entulhos como televisores, pneus, e até sofá”, afirmou o diretor-executivo do Instituto Guaju, Fabiano Cecilio da Silva.

Todos os materiais recolhidos durante o mutirão serão colocados na Praça Central de Guaratuba para chamar atenção dos moradores e visitantes sobre a poluição da Baía. Depois os materiais serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Guaratuba, que faz a triagem dos materiais e, se necessário, encaminha os dejetos ao aterro sanitário municipal.

Segundo Fabiano, a cada ano o mutirão recebe um número crescente de participantes, devido à importância da baía de Guaratuba. “É uma ação concreta em prol deste ecossistema, que é indispensável para a manutenção da vida marinha na região, principalmente por ser um dos maiores berçários para peixes, crustáceos e moluscos que subsidiam a pesca artesanal no litoral paranaense”, explica Fabiano.

Ele diz que, devido aos atrativos e belezas naturais que compõe a baía de Guaratuba, o local acaba sendo explorado muitas vezes de forma desordenada. Entre os principais impactos causados pelo homem à baia de Guaratuba estão a poluição e a pesca predatória. “É preciso conhecimento e conscientização e isso só acontece através da educação ambiental”, afirmou Fabiano.

A concentração para o mutirão será no antigo mercado municipal de Guaratuba e o evento é aberto ao público.

DATA: 05 (domingo).

HORÁRIO: 8h.

LOCAL: concentração no antigo mercado municipal de Guaratuba – próximo ao Santo Canto.

Contato: Fabiano Cecilio da Silva – Instituto Guaju (41) 9944-6328.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais