Agricultura

Emater divulga vencedores do concurso de redução de perdas na colheita de soja - 03/06/2011 10:50

A comissão organizadora do VIII Concurso Estadual de Redução de Perdas na Colheita da Soja divulga nesta sexta-feira (03), em Maringá, os vencedores da competição que, nesta safra, teve 256 operadores inscritos, em 14 municípios da região. Nos 55 mil hectares colhidos pelos operadores participantes, a média de perdas foi de 20,09 quilos por hectare, enquanto a média no Estado é de 60 quilos por hectare. A média nacional de desperdício, segundo a Embrapa, é de 120 quilos por hectare.

Comparando o resultado dos participantes do concurso com a situação estadual, os colhedores deixaram de desperdiçar o equivalente a 36,5 mil sacas de soja na região de Maringá. Vendido, este volume representa R$ 1,64 milhão, conforme a cotação de preço semanal, ou o equivalente a 34 novos tratores de 55 CV, cotados pelo Programa Trator Solidário.

O extensionista Joaquim Nereu Girardi, coordenador do concurso, destaca que os operadores colheram com máquinas de todas as marcas e, o mais importante, algumas com tempo de uso superior a 25 anos. “Com base nisso, concluímos que as perdas não dependem do ano de fabricação da máquina e sim da situação da cultura, quanto a aspectos como a população de plantas, época de semeadura, infestação de ervas daninhas e umidade dos grãos. E também das condições da colhedora, nos aspectos de regulagens e manutenção, e da habilidades do operador”, comenta.

Segundo o técnico, os cursos para treinamento dos operadores, filhos de proprietários de máquinas e funcionários realizados nos últimos anos também têm contribuído para a redução dos volumes de perdas.

PRÊMIOS – Os 30 melhores classificados receberão prêmios que foram patrocinados por empresas da região, ligadas à atividade do agronegócio. O primeiro colocado leva para casa uma moto zero quilômetro de 125 CC.

O concurso, considerado o maior no gênero em todo o Brasil, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater, autarquia da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com Sociedade Rural de Maringá, Agro-Júnior/UEM, Cesumar e prefeituras municipais, e tem o apoio dos patrocinadores dos prêmios.

A divulgação dos melhores classificados acontecerá na tradicional Festa da Soja que reúne em torno de mil pessoas, todos os anos. Entre elas, agricultores, técnicos, lideranças do agronegócios e autoridades políticas. O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, vão participar do evento.



Serviço: Festa da Soja

Data: sexta-feira, dia 03

Horário: a partir das 19 horas

Local: Sociedade Rural de Maringá – Av. Colombo – Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro – Pavilhão Azul.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais