Saúde

Reunião técnica avalia programa de controle das hepatites virais - 02/06/2011 18:50

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (02), em Curitiba, a primeira reunião técnica com equipes das regionais de saúde para avaliar o Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais. O objetivo é planejar as próximas ações do governo a fim de diminuir os casos da doença no estado.

“Essa fase de avaliação é essencial para que saibamos o que ainda precisa ser melhorado. Com os relatos das regionais podemos elaborar medidas mais efetivas para cada região visando o controle da doença”, disse coordenador estadual do Programa de Hepatites Virais, Renato Lopes.

A Secretaria prevê capacitações para profissionais que atuam tanto na atenção primária quanto na vigilância em saúde dos municípios. A reunião serviu também como uma atualização sobre o uso do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

“É importante que os municípios notifiquem corretamente os casos da doença no sistema. Só assim podemos ter informações fiéis sobre a situação desses agravos”, explicou o coordenador.

As hepatites virais são doenças infecto-contagiosas que causam inflamações e infecções no fígado. Em alguns casos podem até evoluir para câncer. Os tipos mais comuns de hepatite são transmitidos pelos vírus A, B e C.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pode acometer cerca de 1% da população mundial. “Muitas pessoas têm a doença e nem sequer imaginam que são portadoras, pois não apresentam sintomas”, conclui Lopes.

No dia 28 de julho será é o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais. A data foi instituída para informar a população quanto às medidas preventivas, sintomas e tratamento da doença.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais