Ciência e Tecnologia

Gerente do Tecpar apresenta estudo para melhorar transmissão em redes sem fio - 02/06/2011 16:10

Um estudo para melhorar a qualidade da transmissão de dados em rede sem fio em malha feito pelo gerente da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Roberson de Araújo, foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O artigo “Uma métrica de roteamento baseada na taxa da fila aplicada às wireless mesh networks com tráfego VoIP”, foi desenvolvido em parceria com o mestrando Cleverton Vicentini e o seu orientador, Mauro Fonseca.

Redes deste tipo podem cobrir com internet cidades inteiras e áreas rurais ligando apenas um ponto de acesso (Acess Point ou AP) por cabo com outros APs retransmitindo o sinal e formando uma malha de rede sem fio. O problema é que muitas vezes essas redes ficam congestionadas e, quando ocorre falha em um ponto de acesso, pode derrubar a rede toda. Além disso, quando um AP queima, o sistema redireciona o sinal para outros pontos em funcionamento.

“Conseguimos um ganho de quase 10% na qualidade de transmissão do sinal”, disse Araújo, destacando que agora continua a pesquisa trabalhando com inteligência artificial para aprimorar o sistema, oferecendo a opção de análise de vários itens para escolher o melhor canal.

A inovação – uma tecnologia de transmissão de dados que escolhe os melhores e menos congestionados canais de transmissão – foi desenvolvida e testada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). O artigo foi apresentado no primeiro dia do Simpósio e é o resultado do projeto de conclusão do mestrado de Araújo. Segundo ele, a tecnologia ainda não está regulamentada pelo órgão responsável, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), e poderá ser um padrão adotado pelas empresas de tecnologia da informação.

SIMPÓSIO – Em sua 20° edição, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), foi realizado em Campo Grande (MS), de 30 de maio a 3 de junho. É um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).

Ao longo dos anos, o SBRC tornou-se o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos do País, e um dos mais concorridos em informática. O SBRC congrega grande parte da comunidade nacional com interesse na área, dos meios acadêmico, empresarial e industrial.

As últimas edições do simpósio receberam uma média de 1.000 participantes, incluindo professores e pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais de empresas, representantes de órgãos governamentais e alunos de graduação e pós-graduação.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais