Agricultura

Dia Mundial do Meio Ambiente terá sete Caminhadas na Natureza - 02/06/2011 15:50

Não vai faltar opção para quem quer comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente de uma forma diferente e saudável. Neste fim de semana acontecem sete Caminhadas na Natureza em diferentes municípios do Paraná. No sábado (4) a atividade será em Pontal do Paraná e no domingo (5) em Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Nova Fátima, Paiçandu, Tibagi e Turvo.

Segundo a coordenadora do projeto na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Clarice Bastarz, os municípios escolheram essas datas para incentivar a agricultura local e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, oferecendo aos participantes um programa diferenciado, mostrando as belezas do Paraná e incentivando a preservação da natureza.

“Além de ser uma boa alternativa de lazer e estimular a preservação do meio ambiente, o programa incentiva a produção da agricultura familiar e o turismo rural no interior do Estado”, disse Clarice.

O município de Paiçandu, na região de Maringá, participa pela primeira vez do programa Caminhadas na Natureza. “A caminhada é uma forma de fazer com que as pessoas tenham um contato maior com a natureza, mostrando também a importância da sua preservação. Os caminhantes passarão por 10 propriedades de agricultura familiar, estabelecendo contato com uma cultura diferente e incentivando o comércio local com a compra de produtos agroindustriais. A expectativa é que 300 pessoas participem do evento”, conta a assistente social Delma Pereira Fukui, da Emater.

Outro destaque será a caminhada em Foz do Iguaçu. O circuito será de 10 quilômetros dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu, tendo também como atrativos uma feira de produtos orgânicos e artesanato no final da caminhada.

O projeto Caminhadas na Natureza no Paraná é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, em parceria com a Emater Paraná e prefeituras municipais e apoio da organização não governamental Anda Brasil. O programa também conta com a parceria do Sesc Paraná, que está disponibilizando transporte para as caminhadas de Pontal do Paraná e Tibagi.

Mais informações no site www.sescpr.com.br/turismo.



Caminhada de sábado (4):

Pontal do Paraná, na região de Paranaguá - Circuito Ecocultural do Guaraguaçu

Horário de Início: 8h30

Local de início: PR-407 ao lado da Ponte do Rio Guaraguaçu (estrada que liga BR--277 e Praia de Leste)

Percurso: aproximadamente 10 km passando por remanescentes de ocupação indígena com trilha de conchas, sambaqui, ruínas de forno, terminando na comunidade Guarani M'bya. Será oferecido, pelas mulheres do Guaraguaçu, o café caiçara com produtos locais e artesanais.

Haverá ônibus de apoio para o retorno ao local de início da caminhada.

Inscrições e informações: Prefeitura de Pontal do Paraná, pelo e-mail cultur_ppr@hotmail.com e telefones: 41 3975-3102 e 8882-0041 (Francisca).



Caminhadas de domingo (5):

Foz do Iguaçu - Circuito Itaipu Binacional

Horário de início: ônibus saindo às 7h15 do Centro Executivo da Itaipu ou 07h30 da Barreira de Controle.

Local de início: Usina Hidrelétrica de Itaipu

Percurso: aproximadamente 10 km na área da Usina de Itaipu, com feira de produtos orgânicos e artesanato.

Inscrições: na Associação de Moradores: Sr. Domingos (45) 3250-5055 e Sra. Jussara (45) 3250-7694).



Marechal Cândido Rondon, região de Toledo - Circuito Guarani

Horário de início: 9h

Local de início: Clube Guarani, na Linha Guarani Arroio Fundo

Percurso: serão 10 km, passando por estradas rurais arborizadas com vista panorâmica para a sede de Marechal Cândido Rondon. Nas propriedades serão oferecidos produtos locais, como rapadura, garapa, sucos e bolachas.

Informações e inscrições: com o SESC (45) 3909-1000 ou com a Emater (45) 3254-1736 e lenirdefreitas@emater.pr.gov.br.



Nova Fátima, região de Cornélio Procópio - Circuito Caminhos de Fátima

Horário de início: 8h

Local de início: pátio da Igreja Matriz

Percurso: 12,5 km, iniciando na Capela dos Valérios, seguindo por estradas rurais e paisagens com plantio de café, cana, milho, trigo e pomares. A caminhada terminará na Capela do Bairro Messias, com degustação de mixirica e laranja.

Informações e inscrições: (43) 9915-2796 ou natural_bru@yahoo.com.br.



Paiçandu, região de Maringá- Circuito Caminhos da Água Boa

Horário de início: 8h

Local de início: Rancho Velho Oeste, Estrada Maringá a Cianorte, entre Paiçandu e Água Boa.

Percurso: 10 km de caminhada, passando por dez propriedades, onde se poderá observar o modo de produção desta região, em culturas como cana, milho, criação de bovinos de corte e de leite, além da tradicional produção de vassouras do distrito de Água Boa. A comunidade oferecerá café da manhã, com produtos da agroindústria local, e almoço rural com porco no tacho, arroz, feijão e salada.

Informações: na Emater (44) 3244-2322 ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (44) 3244-4943/9202.

Inscrições: no site da Prefeitura: www.paicandu.pr.gov.br



Tibagi, região de Ponta Grossa - Circuito Rota do Barreiro

Horário de início: 9h

Local de início: Pousada Rural Longe Vista

Percurso: 13,7 km pelo interior do município, em paisagens rurais, com término no Salto Puxa Nervos. Além de café da manhã e almoço, também há pontos de venda de produtos típicos da agricultura familiar.

Informações e inscrições: na Secretaria Municipal de Turismo 0800-643-1388, (42) 3916-2149 ou sematur@tibagi.pr.gov.br.



Turvo, região de Guarapuava - Circuito Pinheiro Velho

Horário de início: 8h

Local de Início: Pesque Pague Vô Raul

Percurso: 10 km, passando por propriedades típicas da agricultura familiar com paisagens rurais repletas de florestas de pinheiros Araucária, além de cachoeiras. Serão oferecidos pela comunidade café-da-manhã e almoço típico rural. Haverá também feirinha com a comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanatos.

Inscrições e informações: na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (42) 3642-1145.
Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais