Saúde

UEPG entrega proposta de gestão do Hospital da Criança - 30/05/2011 17:40

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderá administrar o Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira a partir de convênio entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado da Saúde. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (30) ao secretário Michele Caputo Neto pelo reitor João Carlos Gomes, em companhia do prefeito Pedro Wosgrau Filho e do secretário municipal da Saúde, Winston Bastos. “A ideia é transformar o Hospital da Criança em um Hospital Escola Infantil, referência regional no atendimento pediátrico”, disse o reitor da UEPG.

O secretário Caputo Neto determinou a abertura de estudos de viabilidade do projeto prévio elaborado por uma comissão da UEPG, formada pelo vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, Renato van Wilpe Bach, professor do curso de Medicina da UEPG e diretor técnico do Hospital da Criança, e Mônica Godino Lankszner, diretora clínica do HC. Segundo o reitor, o município deverá transferir o Hospital da Criança para a Secretaria de Estado da Saúde, que passará sua gestão à UEPG.

O estudo entregue ao secretário Caputo Neto prevê a transformação gradativa do Hospital da Criança em Hospital Escola, sem perder suas características de atendimento, mas com ampliação das atividades, como hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nossa proposta é bem detalhada, com estudos sobre orçamento, estrutura e pessoal necessários para o desenvolvimento das atividades”, disse o reitor, observando que esse processo terá o importante apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG.

“A população de Ponta Grossa e região será altamente beneficiada com esta transferência”, disse o reitor. O Hospital da Criança deverá oferecer residência médica na área infantil e atendimento de alta complexidade, além de colocar 100% dos seus leitos em funcionamento. “O hospital tem potencial para expandir sua capacidade de atendimento, com amplas possibilidades de se transformar num centro de excelência e referência em terapêutica, ensino, pesquisa e extensão”.

O reitor destacou a iniciativa do prefeito Pedro Wosgrau Filho de buscar o apoio da UEPG. “A universidade não poderia deixar de atender a esse chamado, pelo seu papel de formadora de mão de obra e propulsora do desenvolvimento regional, em sintonia com os anseios da sociedade”, disse João Carlos Gomes, observando que a UEPG atende hoje a milhares de pessoas nos projetos de extensão nas áreas da saúde.

“No Hospital da Criança, vamos a ampliar nossas atividades, universalizando o atendimento à população e abrindo campo de atuação os alunos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Pedagogia e Odontologia”, informou ainda o reitor.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais