Ciência e Tecnologia

Tecpar inicia planejamento estratégico - 30/05/2011 14:30

Diretores e gerentes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciaram a elaboração do planejamento estratégico da instituição. A iniciativa segue a orientação do Governo do Estado que determinou o estabelecimento de contratos de gestão com as secretarias. O documento do Tecpar integrará a proposta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à qual é vinculado.

Conforme explicou o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o planejamento estratégico significa pensar a instituição, definir seu foco de atuação, identificar as oportunidades e ameaças e traçar os rumos que devem ser tomados nos próximos anos. “O objetivo é o aperfeiçoamento, conferir legitimidade à atuação do Tecpar e dar transparências às ações”, explicou.

Uma reunião na última sexta-feira marcou o início do trabalho. O encontro foi aberto pelo secretário de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que falou sobre o esforço que o Tecpar precisa fazer para superar as dificuldades financeiras e encontrar fontes alternativas de recursos. “A capacidade de investimento do governo este ano está bem reduzida, mas o Tecpar saberá promover os ajustes necessários para restabelecer a normalidade”, disse o secretário, ressaltando a importância de definir o planejamento estratégico. “Nem um vento ajuda o barco que não sabe para qual porto veleja”, lembrou.

Além da definição da identidade organizacional, o planejamento estratégico faz também a análise do ambiente interno – com as oportunidades e ameaças – e do ambiente externo e relaciona os objetivos e estratégias, com indicadores e metas. A segunda etapa do trabalho será a definição do plano de ação, que é um desdobramento do planejamento estratégico.

As secretarias devem definir suas propostas e enviá-las ao governador Beto Richa no segundo semestre.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais