Segurança

Megaoperação Vida leva segurança ao centro de Curitiba - 28/05/2011 10:50

O centro de Curitiba recebeu na noite de quinta-feira (26) mais uma Megaoperação Vida, que tem como meta prevenir crimes contra a vida, principalmente homicídios. É a nona edição desta operação feita também na Região Metropolitana de Curitiba e contou com 123 policiais militares (oficiais e praças), além de 44 viaturas e cavalos.

A Megaoperação teve início no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e foi largada pelo comandante do Batalhão de Trânsito da PM (BPTran), tenente-coronel Loemir Mattos de Souza. O comandante da Companhia de Eventos, capitão Wagner Lúcio dos Santos também esteve no local, assim como o comandante da esquadra da Cavalaria, Tiago Swaab Scherer.

Durante os trabalhos, as equipes policiais se deslocaram pelo centro da capital e abordaram 785 pessoas, 241 veículos, 34 bares e estabelecimentos comerciais, além de quatro taxistas. A ação terminou às 3 horas de sexta-feira e envolveu PMs do BPTran, Eventos, Regimento de Polícia Montada (RPMon), além do efetivo do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM).

Foram detidas 12 pessoas, 20 veículos apreendidos, além de lavratura de 77 autos de infração, cinco termos circunstanciados e seis inquéritos. Dessas ocorrências, a Companhia de Eventos atendeu duas por porte de tóxico, e encaminhou o homem que portava os ilícitos para o Centro de Atendimento ao Cidadão e o outro envolvido ao 1º Distrito Policial.

Ainda pela Companhia de Eventos, houve uma prisão por desacato e a pessoa foi encaminhada ao 1ºDP, um flagrante em que o rapaz foi pego conduzindo sob efeito de álcool e foi levado pelos PMs até à delegacia de Delitos de Trânsito. Ainda em se tratando de embriaguez, policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) encaminharam quatro pessoas por conduzir após consumo de álcool para o DeDetran.

Desses, dois foram notificados, pois estavam com a Carteira de Nacional de Habilitação, suspensa e cassada, respectivamente. Os PMs encaminharam ao CIAC-Centro um rapaz que trazia consigo 10 pedras de crack prontas para o comércio, o mesmo homem também é suspeito de prática de roubo nas imediações da Praça Tiradentes.

As equipes do Regimento de Polícia Montada abordou 73 pessoas, dois veículos e vistoriou dois veículos. O efetivo empregado pelo Regimento nesta edição da Megaoperação Vida foi de uma viatura pequena, dois caminhões e 20 policiais militares.

Para o SubComandante da PMPR, Coronel Julio Ózga Nóbrega, ações como esta servem para proteger a população, intenção primordial da Polícia Militar. “O principal resultado da operação é a prevenção dos crimes, principalmente aqueles cometidos contra a vida. A presença dos policiais por si só inibe qualquer má intenção”, garante.

Os materiais apreendidos e os envolvidos em práticas ilícitas agora estão sob responsabilidade da Polícia Civil (PC) que adotará os procedimentos pertinentes a cada ocorrência. A Megaoperação Vida não tem prazo específico para terminar e é feita com frequência pela Polícia Militar com o intuito de prevenir crimes contra a vida e reforçar o policiamento em áreas estratégicas de Curitiba e RMC.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais