Saúde

Organização Panamericana de Saúde avalia ações contra a gripe A no Paraná - 27/05/2011 12:40

Representantes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) estiveram em Curitiba esta semana para realizar uma avaliação do trabalho de enfrentamento da gripe A (H1N1) no Paraná. Elas analisaram documentos e entrevistaram os técnicos das áreas envolvidas durante a pandemia. A mesma avaliação será feita no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Este levantamento servirá de subsídio para a elaboração do Plano de Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

O tema H1N1 foi escolhido para esta avaliação porque foi a única emergência de saúde pública internacional desde que foi implementado o Regulamento Sanitário Internacional (OMS), em 2007, que define normas e procedimentos. “Estamos satisfeitas com os documentos recolhidos no Paraná. Os técnicos foram muito atenciosos e precisos nas respostas”, disse a médica sanitarista Helena Pedroni, representante da OPAS/ EUA.

A engenheira sanitarista Mara Oliveira, representante da OPAS/Brasil ressaltou que esta foi uma oportunidade de conhecer como funciona a vigilância epidemiológica, a atenção primária, a assistência à saúde, o laboratório para análise dos exames, a distribuição de medicamentos e os sistemas de informação e de comunicação.

Para o Estado esta avaliação é importantíssima, pois “é a oportunidade de rever as ações feitas em caráter emergencial, para que no futuro, se houver uma situação parecida, não sejam cometidos os mesmos erros”, disse a chefe do departamento de Agravos Estratégicos, Mirian Woiski.

A coordenadora do CIEVS (Centro de Investigação e Resposta), Ângela Maron, explicou que a avaliação também servirá de base para a construção do Plano Estadual de Desastres, que inclui desastres de origem natural e produzido pelo homem, eventos de massa e de importância em saúde pública.

As representantes da OPAS também visitaram o Hospital de Clínicas da UFPR e a Secretaria de Saúde de Curitiba.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais