Educação

Paraná discute Plano Nacional de Educação - 25/05/2011 16:50

O governo do Paraná está participando das discussões para a elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE) 2011/2020. O Fórum Estadual da Educação dividiu-se em dez grupos de trabalho de acordo com as metas programa, e uma plenária de sistematização para elaborar as propostas paranaenses. A abertura dos trabalhos foi na segunda-feira (23), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O encerramento será no dia 20 de junho, quando serão entregues aos parlamentares as contribuições do Fórum Estadual de Educação.

Esta semana aconteceu a primeira sessão de debate promovida pelo Fórum e também a reunião do Comitê Técnico, formado por representantes das universidades estaduais e federais do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, das secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Conselho Estadual de Educação.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, ressaltou que a educação tem que ser prioridade absoluta. “E a prioridade tem que estar refletida no orçamento. Só assim conseguiremos atingir os indicadores de qualidade que propusermos nesse Plano para os próximos dez anos”, argumentou.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, lembrou da importância do investimento na educação profissional e no incentivo aos professores. “Precisamos expandir mais a educação superior e a profissional. E temos que ter professores satisfeitos nas salas de aula”, afirmou.

Além de Curitiba, as cidades de Pato Branco, Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava, Jacarezinho e Ponta Grossa terão sessões de debate.

O Fórum Estadual de Educação foi criado no dia 6 de maio de 2011 com o objetivo de conduzir os debates sobre o PNE 2011/2020 e articular as discussões que subsidiarão a elaboração do Plano Estadual, dos Planos Municipais e das Conferências Estaduais de Educação.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais