Saúde

Secretário da Saúde reúne-se com presidente da Confederação das Santas Casas - 23/05/2011 18:50

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, José Reinaldo Nogueira, e o presidente da Federação Paranaense, Maçazumi Niwa, apresentaram nesta segunda-feira (23) ao secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Projeto de Redes de Cuidados Continuados voltado aos hospitais filantrópicos de pequeno porte.

De acordo com estudo desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública, em geral, os hospitais de pequeno porte estão voltados para clínicas médicas e cirúrgicas, pediatria e obstetrícia. Entretanto, com a diminuição na natalidade e diante da baixa especialização, muitos leitos destes hospitais acabam ociosos, gerando forte pressão sobre os custos deste estabelecimento.

A ideia do projeto é que, por meio de capacitação e pequenas adequações físicas, estes pequenos hospitais possam receber um público mais específico em suas dependências. O público beneficiado seria idosos, dependentes químicos, pacientes psiquiátricos, mulheres – com ações voltadas para a saúde feminina, entre outros.

O secretário solicitou à Federação a indicação de hospitais filantrópicos que poderiam participar de um projeto piloto no Paraná. “A ideia é bem interessante, porque amplia a rede de assistência à saúde no Estado”, enfatiza.

“A proposta é que essas instituições de saúde atuem dentro de uma rede organizada e hierarquizada para que a população tenha acesso à assistência continuada depois de passar pelos hospitais de referência, nos grandes centros, por exemplo”, afirma o presidente da Federação.

Também participaram da reunião o diretor de unidades próprias da Secretaria, Charles London, a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rosita Wilner, a secretária de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, e o responsável técnico pelo projeto, Paulo Carrara, do Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (Cealag).

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais