Ciência e Tecnologia

Tecpar restabelece cooperação para produção de imunobiológicos - 20/05/2011 14:50

O diretor-presidente, Júlio C. Felix, e o diretor de produção, Júlio Salomão, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reuniram-se com a diretoria do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), no Rio de Janeiro, na quinta-feira (19). Em pauta o restabelecimento da cooperação técnica-científica entre as instituições e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), que é o escritório regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A cooperação se dará principalmente no tocante ao intercâmbio de conhecimentos tecnológicos para a produção de imunobiológicos de importância estratégica”, afirmou Salomão. A cooperação técnica entre o Tecpar e o Instituto Nacional de Laboratórios de Saúde da Bolívia (Inlasa) é um exemplo. As negociações entre os dois institutos, os governos dos dois países e a Panaftosa estão adiantadas e o acordo será um importante instrumento para o controle da raiva canina na Bolívia.

O diretor do Centro Pan-americano de Febre Aftosa, Ottorino Cosivi, comemorou a reaproximação. “Esperamos estabelecer uma cooperação técnica entre as duas instituições para fortalecer a saúde pública veterinária dos países da América do Sul, tanto na produção de imunobiológicos quanto na transferência de tecnologia, e o Tecpar tem um papel fundamental no controle da raiva”, afirmou. Desenvolvimento de novas tecnologias, avaliação da conformidade de produtos e intercâmbio de material biológico estão entre as áreas definidas para a cooperação.

PANAFTOSA – O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa é uma unidade da OPS/OMS. Criado em 1951, o centro tem um importante trabalho desenvolvido no controle de zoonoses (doenças animais transmitidas ao homem) e segurança alimentar. É responsável pela cooperação técnica dos países membros da OPS nas Américas com o objetivo de melhorar a saúde da população e promover o desenvolvimento dos países.

Também participaram da reunião os diretores e especialistas do Panaftosa Jorge Torroba, Jonas Silva, Zaida Yadon, Marco Vigilato e Monica Martini e Paulo Holanda do Tecpar.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais