Habitação

Crianças ajudam no plantio de árvores em Campo Magro - 20/05/2011 14:30

Crianças da rede pública de ensino que estudam no bairro Jardim Boa Vista, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, ajudaram a plantar esta semana 800 mudas, doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no local onde será inaugurado um parque até o fim do próximo mês. No local moravam 89 famílias em situação de risco e que hoje vivem em casas novas e seguras construídas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O parque, que foi criado para que novas famílias não voltassem a ocupar o morro, ocupa uma área de 15.535,47 m² e terá duas canchas de areia, um parquinho com brinquedos para as crianças, cinco quiosques com churrasqueira, uma arena – área de encontro, ciclovia, além de uma ponte para que os pedestres possam atravessar um córrego que passa pelo parque, iluminação, lixeiras separadas para lixo orgânico e para reciclável, além da vegetação.

A engenheira Terezinha Luiza Rodacki coordenou o plantio e disse que como muitas crianças moravam naquela área o trabalho de educação ambiental é muito importante: “Muitas lembram das dificuldades que passaram ali e não trocam a vida nas casas novas por nada, mas mesmo assim precisamos conscientizá-las de que são elas que vão cuidar do parque a partir de agora”.

As crianças ajudaram a plantar mudas de araçá, ariticum, araucária, paineira e pata de vaca. Segundo Luiza, uma das crianças fez questão de plantar a muda de araçá bem onde morava. “Ela disse que era para lembrar sempre de sua casa”.

“Nosso objetivo é educar as crianças e fazer com que elas nos ajudem a preservar o parque. Além das mudas, elas também colocaram as estaquinhas para que ninguém arranque nada e percebemos que estão cuidando do local. Já tomaram consciência de que o parque é delas e que devem ser vigilantes para que nada seja destruído. É por meio das crianças que vamos educar os pais”, disse Luiza.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais