Segurança

Auditoria do TCE no IML é bem-vinda, diz secretário da Segurança - 19/05/2011 17:32

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, considera positiva a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de instaurar uma auditoria operacional no Instituto Médico Legal. Para o secretário, é importante que tanto as entidades da sociedade civil organizada, como a OAB, como os órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas, conheçam as condições em que trabalham as instituições responsáveis pela segurança pública.

“Só tenho a agradecer a atenção que o IML do Paraná está recebendo, inclusive por parte do Tribunal de Contas do Estado, que além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e determinar sanções, tem a importante função de prestar orientação aos gestores públicos em ações preventivas. As críticas são bem-vindas, assim como as sugestões para resolver os graves problemas que encontramos”, diz o secretário da Segurança.

Almeida César diz que o diagnóstico do setor de segurança do Estado revela uma situação preocupante. “Instituições como o IML e o Instituto de Criminalística foram praticamente desmanteladas devido ao descaso de sucessivos governos. Mas não vamos administrar olhando pelo retrovisor e sim encontrar alternativas para que voltem a ser referência no País. Há necessidade de contratar profissionais, adquirir equipamentos e propiciar melhores condições de trabalho para os profissionais da polícia técnica e científica”, afirma.

Para o secretário, é importante que a sociedade tome conhecimento da realidade das polícias. “Nessa gestão, trabalhamos com total transparência. O IML em todo o Estado sofre com falta de instalações adequadas, número insuficiente de viaturas e de profissionais, mas o governador Beto Richa já autorizou a abertura de processo seletivo simplificado para contratação emergencial. Serão 120 novos profissionais, entre médicos-legistas, auxiliares de perícia e motoristas, além de novos veículos de transporte de cadáveres. É um passo importante para a reestruturação que queremos realizar”, afirma.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais