Saúde

Secretário da Saúde participa de congresso latino americano de DST e AIDS - 19/05/2011 14:30

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participou na noite de quarta-feira (18), em Curitiba, da abertura do VIII Congresso Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, IV Congresso de Aids e I Congresso Latino Americano e Caribenho e Associação Mundial Contra DST. Neste ano, o foco das discussões é o “Impacto das DSTs na Mulher”. Caputo Neto representava o governador Beto Richa na solenidade. O evento reúne mais de três mil participantes.

Além do apoio técnico-operacional, o governo ofertou a inscrição para 140 técnicos das 22 Regionais de Saúde. O secretário destacou que o plano de governo prevê o fortalecimento de cinco redes de atenção: idosos, pessoas com deficiência, urgência e emergência, materno-infantil, saúde mental e o fortalecimento da atenção primária em saúde. “Um dos objetivos do Estado é inserir ações de prevenção de DSTs/Aids no programa Mãe Paranaense, a ser implantado no segundo semestre, nos moldes do programa Mãe Curitibana”, afirmou o secretário.

Em Curitiba, a testagem do HIV é feita em todas as gestantes, o que diminuiu a taxa de transmissão vertical (mãe para filho). Na capital, também foi implantado o programa Saúde e Prevenção nas Escolas e a campanha de testagem rápida do HIV. “Ainda temos índices inaceitáveis de doenças sexualmente transmissíveis no Estado, por isso assumo o compromisso de avançar com a mesma ousadia como foi feito em Curitiba. Para isso queremos a participação dos movimentos sociais e das sociedades médicas”, enfatizou o secretário.

Caputo Neto destacou a presença da médica Mariângela Galvão, que trabalhou em Curitiba e depois assumiu a coordenação nacional do Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Hoje ela trabalha na esfera internacional a questão da Aids. “A Mariângela teve um papel fundamental na implantação dos projetos na capital paranaense”, disse o secretário.

Também participaram da cerimônia de abertura a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e a secretária de saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, a presidente da Sociedade Brasileira de DST, Rosane Alves e o professor da UFPR e presidente do congresso, Newton Sérgio de Carvalho.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais