Ciência e Tecnologia

Unioeste negocia transferência de tecnologia de quatro produtos - 16/05/2011 14:00

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está em fase adiantada de negociação com uma empresa de Toledo para transferir tecnologia de quatro produtos desenvolvidos pela instituição. São dispositivos e sistemas da área de energia, resultados de pesquisas desenvolvidas na Unioeste nos últimos anos. A informação é do coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da universidade, professor Jorge Bidarra.

A negociação envolve os seguintes produtos: gasoduto para transporte de biogás proveniente da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos, com separação simultânea e umidade; sistema para remoção do gás sulfídrico e do gás carbônico contido no biogás resultante da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos; dispositivo para depuração da umidade residual contida no biogás resultante da biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos; e dispositivo para pré-aquecimento de comburente utilizado em motores de combustão.

Além desses produtos, a Unioeste também vem se mostrando forte no desenvolvimento de software, especialmente na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e Tecnologias Assistivas, com destaque para o xLupa – software livre para ampliação de tela para alunos/pessoas com baixa visão; SisLattes – sistema de extração automática de informação da base de curriculum Lattes/Capes; dentre outros.). “É esse contexto que nos permite dizer que a Unioeste dispõe das condições necessárias para novas parcerias, tanto no âmbito dos centros de pesquisa, quanto empresariais”, garante Bidarra.

A Unioeste participou recentemente da Inovatec – Feira Paranaense de Negócios entre Empresas, Universidades e Instituições de Pesquisa, realizada no Cietep, em Curitiba. Durante o evento a Unioeste foi procurada por empresas que demonstraram interesse pelos trabalhos apresentados. “Os contatos feitos durante a feira estão agora em fase de articulação”, diz Bidarra.

Segundo ele, Bidarra, “a Universidade levou para a feira resultados da atividade intelectual, na forma de produtos tecnológicos (equipamentos, processos e softwares), todos eles com pedidos de proteção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e habilitados para a transferência de tecnologia”. Os produtos tecnológicos da Unioeste estão disponíveis em www.unioeste.br/nit e http://nitpar.pr.gov.br/.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais