Meio Ambiente

Governo discute com setor turístico a terceirização de serviços em Vila Velha - 13/05/2011 17:10

A terceirização de serviços no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, permitirá melhorar o atendimento aos visitantes e garantir a proteção da biodiversidade. A proposta, que está sendo estudada pelas secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Turismo, foi discutida nesta quinta-feira (12), em Ponta Grossa, em reunião com a presença dos secretários do Meio Ambiente, Jonel Iurk, e do Turismo, Faisal Saleh, e de representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial (Acipg) e do Convention & Visitors Bureau.

De acordo com o secretário Jonel Iurk, a intenção é elevar o número de visitas, que atualmente é de cerca de 70 mil ao ano, para pelo menos 200 mil. “O parque é uma Unidade de Conservação que oferece possibilidade de visitação, mas exige a manutenção da biodiversidade”, afirma Iurk. O secretário informou que um estudo para implantar novos equipamentos no local está sendo realizado e deve ficar pronto em até 90 dias.

“É importante deixar claro que não se trata de um processo de privatização do parque e, sim, de terceirização de atrações para proporcionar um passeio com mais qualidade aos turistas”, ressalta Jonel.

Segundo ele, a reunião com a Associação Comercial ocorreu para agregar informações e ideias ao projeto. “Ainda não há definição quanto aos produtos. O momento é de ouvir a comunidade”, diz Jonel.

O secretário adiantou que a oferta de alternativas tem de ser compatível com a preservação ambiental. As modificações vão depender da aprovação do Conselho Gestor do Parque, responsável pelo plano de manejo.

REIVINDICAÇÕES – Durante a reunião, o secretário ouviu reivindicações para melhoria do atendimento ao público no Parque de Vila Velha. O parque é o maior atrativo turístico da região – contribuindo para que os visitantes permaneçam na região dos Campos Gerais por mais tempo. A proposta é semelhante ao que é feito no Parque Nacional do Iguaçu.

“Para se ter uma ideia, depois de 1998, quando houve a remodelação do Parque do Iguaçu, o total de visitantes por ano passou de 650 mil para 1,3 milhão”, disse Iurk.

O planejamento prevê que o novo formato de gestão do parque de Vila Velha esteja à disposição dos visitantes no ano que vem.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais