Educação

Secretário de Educação reúne-se com diretores de escolas da região Norte - 05/05/2011 18:00

O vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, reuniu-se nesta quinta-feira (5) com diretores de escolas e representantes de Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) de 41 municípios da região Norte do Estado. As reuniões ocorreram nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Maringá e Apucarana. Nesta sexta-feira (6) a reunião será no município de Londrina.

Os encontros estão sendo realizados nos 32 Núcleos existentes no Estado. Eles reúnem representantes da Secretaria de Educação e a comunidade escolar para apresentação das reivindicações das escolas e das metas da secretaria para o ano de 2011.

Segundo o secretário, a reunião demonstra o interesse da secretaria em dar mais autonomia aos diretores de escolas. “Queremos descentralizar, desburocratizar e dar mais agilidade à gestão das escolas”, afirmou. As reuniões ainda contam com a participação do comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Douglas Dabul, que fala sobre a questão da segurança no entorno da escola.

MARINGÁ – Pela manhã, a reunião foi realizada no Instituto Estadual de Educação de Maringá. O NRE Maringá é composto por 96 escolas comuns da rede estadual e 22 Apaes que atendem 85.062 alunos da educação básica. As principais reivindicações dos diretores referem-se a questões de infraestrutura, falta de alguns itens da merenda escolar, recursos humanos, segurança, porte das escolas e mudança no critério de distribuição de recursos do Fundo Rotativo.

De acordo com a chefe do NRE Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, esses encontros são importantes para aproximar as escolas da secretaria. “Os diretores estão nas escolas e conhecem a realidade. Esse contato é importante para caminharmos juntos na melhoria do ensino público paranaense”, disse.

APUCARANA – À tarde, a reunião ocorreu no município de Apucarana, no Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, inaugurado em 2009. O NRE Apucarana coordena as atividades de 63 escolas e 15 APAEs, em 16 municípios. São atendidos 61.496 alunos nos ensino fundamental e médio.

As principais reivindicações dos diretores destas escolas estão relacionadas a questões de estrutura física, recursos humanos, Fundo Rotativo, mudança na legislação que rege a eleição para diretores, mudança do local de entrega do Programa Leite das Crianças, entre outros.

De acordo com a chefe do NRE Apucarana, Maria Onide Sardinha, essa é uma oportunidade que a secretaria proporciona para que os diretores de escola sejam ouvidos. “Essa realidade é distante do que ocorria nas gestões passadas. Ouvir é fundamental e nos dá a esperança de que a mudança é possível”, disse.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais