Educação

Flávio Arns reforça a importância da participação da comunidade na escola - 29/04/2011 15:50

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, reforçou a importância da participação da comunidade na gestão das escolas da rede pública estadual de ensino. Durante reunião realizada com diretores de instituições de ensino e representantes de APMFs (Associação de Pais e Mestres) nesta sexta-feira (29), no município de Cascavel, na região Oeste do Paraná, Arns ressaltou que cada decisão relativa à gestão escolar deve ser discutida com a comunidade. “Temos que discutir com vocês como e o que fazer. A escola é de todos nós”, disse.

As reuniões, que estão sendo feitas nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), são um exemplo da participação dos diretores e da comunidade escolar. Os encontros funcionam como uma espécie de audiência pública, na qual um diretor porta-voz de cada município apresenta suas reivindicações diretamente ao secretário. Segundo o secretário, a intenção é, a partir destas reuniões, dar respostas mais ágeis no atendimento às necessidades das escolas da rede estadual de ensino.

As reuniões também servem para que a equipe da secretaria apresente as metas de trabalho para o ano de 2011 aos diretores e comunidade escolar. Os encontros ainda contam com a participação do comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Douglas Dabul, que fala sobre a questão da segurança no entorno da escola.

NÚCLEO CASCAVEL – Reúne 198 escolas e 19 escolas especiais de 18 municípios. No total são atendidos 90.986 alunos.

Para o chefe do Núcleo, Vander Piaia, uma reunião como esta é importante para mostrar aos diretores e representantes de APMFs a filosofia de trabalho da nova gestão. “O caminho é a abertura do diálogo e mostrar à sociedade como é importante a participação de todos na construção de uma educação de qualidade”, disse.

As principais reivindicações apresentadas pelos diretores no NRE de Cascavel estão relacionadas com questões de infraestrutura, mais efetivo na atuação da Patrulha Escolar, agilidade no andamento dos processos internos da secretaria, alteração no porte das escolas, melhoria de qualidade dos laboratórios de informática e acesso à internet e instalação de ar-condicionado nas salas de aula.

Arns aproveitou a passagem por Cascavel para visitar a sede do NRE Cascavel, o Colégio Estadual Olinda Truffa, o Centro de Atendimento de Pessoas com Fissura Lábio-Palatal e a Apae.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais