Meio Ambiente

IAP promove educação ambiental nas escolas públicas em Pitanga - 27/04/2011 16:50

Uma iniciativa do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Pitanga está mudando o conceito de atuação dos técnicos na região. O projeto é do chefe regional, Joceyr de Carvalho Guilherme, que, junto com o funcionário Marcos Zeschotko, está incluindo ações de educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino.

“A idéia e fazer uma alfabetização ambiental entre crianças e jovens sobre a importância da ecologia. Como nós vivemos em uma região predominantemente agrícola, esta ação torna-se fundamental, pois os alunos serão os multiplicadores das informações em casa e na sua comunidade”, explica Joceyr.

Os técnicos percorrem as escolas para ministrar palestras no final do expediente. O período da manhã e o da tarde são para os estudantes do ensino fundamental e a noite é a vez do ensino médio.

Entre os temas abordados estão o corte de árvores, reciclagem, recursos hídricos, a necessidade de um ecossistema equilibrado, entre outros. O tempo médio de duração de cada palestra é de uma hora, incluindo espaço para perguntas.

“A maioria dos alunos da região são filhos de pequenos agricultores. Nós temos que prestar mais atenção nisso para alertar quanto à necessidade da preservação da reserva legal, por exemplo”, explica Marcos.

Para o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, esse contato com a comunidade local é muito importante para a instituição.

“É a partir do momento em que a comunidade passa a entender a importância do meio ambiente e do desenvolvimento sustentado que ela apóia e nos auxilia no nosso trabalho”, afirma o presidente do IAP.

A última palestra aconteceu nessa terça-feira (19), no colégio Julia H. de Souza e foi assistida por aproximadamente por 80 alunos de ensino médio. O contato com as escolas tem sido feito pelo próprio escritório regional, mas os interessados podem ligar para o IAP e agendar uma visita pelo telefone.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais