Ciência e Tecnologia

Tecpar promoveu workshop sobre exportação e importação - 27/04/2011 11:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu, nesta terça-feira (26) o II Workshop Intec 2011 Exportar e Importar no Ambiente de Inovação. Ao abrir o evento, o diretor-presidente do Instituto, Júlio Felix, destacou que “trazemos temas importantes para a discussão que possam interessar, principalmente, aos empresários com projetos incubados na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). É nosso papel apoiar as nossas empresas”.

Um dos temas abordados foi o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex). O Peiex é um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Sebrae, e está sediado no prédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, atendendo Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo do projeto é resolver problemas técnico-gerenciais e tecnológicos das micro e pequenas empresas, com a implantação de melhorias visando aumentar a competitividade e dar condições para que elas possam exportar seus produtos.

De acordo com a coordenadora do Peiex, Cristiane Ribas, o trabalho começa com um diagnóstico na empresa. “Identificamos os pontos de melhoria sem custo para o empresário. Atuamos como um médico. Fazemos o diagnóstico e receitamos o remédio ao empresário. Quem tem de tomar o medicamento é ele, por isso o sucesso depende do envolvimento do interessado. O projeto é eficaz e traz resultados”. Segundo Cristiane, a aceitação da iniciativa tem crescido. O índice de avaliação positiva ficou em 95,88% em 2009 e subiu para 97,08% em 2010.

O Peiex atende a empresas de diversos setores de produção industrial; são 28, mas já aconteceu de duas empresas prestadoras de serviços entrarem e, depois de melhorar seus processos, poderem desenvolver um produto e exportar. Mais de 400 empresas foram beneficiadas e a demanda pelos serviços tem aumentado. “Temos fila de espera agora”, afirmou Cristiane, destacando que para aderir ao projeto basta ser uma empresa 100% nacional e ter vontade de trabalhar.

O projeto conta com a participação das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e apoio do Tecpar, que montou uma sala de videoconferência, possibilitando a prestação dos serviços aos municípios vizinhos. A parceria facilitou ainda a certificação de produtos e o uso de soluções tecnológicas ofertadas pelo Instituto aos empresários. “Fomos formando uma rede de fornecedores que gera negócios, esse é outro atrativo para as empresas aderirem ao projeto, que oferece, entre outras coisas, cursos de capacitação”, afirmou a coordenadora.

Na segunda parte do workshop, os participantes ouviram a palestra da gerente de produto internacional dos programas Exporta Fácil, Importa Fácil e Importa Fácil Ciência dos Correios, Daviane Chegoski.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais