Habitação

Obras da Cohapar avançam mais de 8% em março - 22/04/2011 09:10

Durante o mês de março as obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) tiveram um crescimento de 8,02%, segundo anunciou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. “Recebemos as planilhas divulgadas pela Caixa e constatamos um crescimento médio superior a 8% . É importante ressaltar também que algumas obras chegaram a mais de 15% neste mês”, disse.

As medições realizadas pela Cohapar acontecem a cada 15 dias e a Caixa realiza vistorias mês a mês. “Assumimos o compromisso com a Caixa de uma evolução superior a 6% e com o auxílio da equipe técnica a empresa supera a meta estipulada. Podemos observar que o esforço dos funcionários teve reflexos positivos nos empreendimentos e já estamos realizando novas contratações. Cohapar está voltando a ser referência de habitação popular”, disse Mounir.

O superintendente da Caixa, Jorge Kalache Filho, acredita no sucesso da empresa. “A Caixa retoma parcerias com a Cohapar e volta a atender, principalmente, as famílias carentes do estado. Não mediremos esforços para apoiar o Governo em alcançar a sua meta”, complementou.

Para Luciano Machado, diretor de programas e obras da Cohapar o grande trunfo da Companhia foi a integração e a participação efetiva das diretorias e dos gerentes regionais.“Desde janeiro estamos conversando com os engenheiros, arquitetos e demais colegas para conhecer a fundo as necessidades de cada obra e assim criarmos soluções”.

Segundo o diretor em algumas obras houve a necessidade da locação de ferramentas, equipamentos, contratação de mão de obra que viabilizassem o andamento dos empreendimentos. “Com essas soluções, encontradas pelos próprios engenheiros e viabilizadas pelas diretorias, a Cohapar alcançou essa porcentagem”.

Mounir Chaowiche ressaltou a situação das obras, no início do ano. Segundo ele haviam empreendimentos iniciados em 2007 que ainda não estavam concluídos e outros nem iniciados. “Encontramos obras paradas com menos 30% de execução. Retomamos a construção e hoje as obras evoluem, em alguns casos, até 10% ao mês”.

Na regional de Maringá todos os empreendimentos, em andamento, superaram 90% de sua execução. “Com a mão de obra escassa, necessitamos remanejar alguns funcionários e planejamos com antecedência a compra de materiais, diminuindo a ociosidade em algumas obras. Só assim alcançamos o compromisso assumido”, disse o gerente da regional de Maringá, Djalma Timoteo da Silva.

A obra administrada pela regional de Apucarana na cidade de Grandes Rios teve uma evolução de 17% no último mês. “Somente com a participação efetiva do engenheiro Waldemar Netto, que deu melhores condições de trabalho aos funcionários da obra, conseguimos superar a meta estabelecida pelo presidente. E temos certeza que durante o mês de abril repetiremos esse feito”, Moises José de Andrade, gerente de Apucarana.

PROJETOS - Nos primeiros 100 dias do ano a diretoria de projetos em caminhou à Caixa estudos que totalizam a construção de 11 mil unidades. “Voltar a contratar com a Caixa é fundamental para realização das metas estabelecidas pelo Governador”, disse a diretora de projetos, Jocely Loyola.

PREFEITURAS - Nesses primeiros meses a Cohapar está retomando parcerias com as prefeituras. Em 2010, quarenta prefeituras solicitaram a devolução de terrenos cedidos para realização de projetos e obras. O vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Walter Becker, acredita na evolução dos projetos pela Cohapar. “Doamos terrenos em 2006 e até 2010 nada havia acontecido, precisávamos dar uma resposta à população. Agora tenho certeza que a Cohapar irá nos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo