Habitação

Seminário com municípios dos Campos Gerais discute habitação - 14/04/2011 16:50

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche, participou nesta quinta-feira (14) do I Seminário Habitacional organizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais. “Encontros como estes nos aproximam dos municípios e esclarecem as principais dúvidas dos prefeitos. O governador Beto Richa busca as parcerias e o atendimento às reais necessidades dos municípios”, disse Chaowiche.

O seminário abordou métodos construtivos e planejamentos habitacionais utilizados nas principais cidades da região. “O Governo do Paraná lançou um grande plano de moradias com o qual pretende realizar uma revolução na habitação”, disse o presidente da Cohapar.

Segundo ele, a Cohapar dará atenção especial a  a pessoas que moram em áreas de risco social e casos que requerem regularização urbana e titulação. O programa atenderá 100 mil famílias em quatro anos.

Mounir ressaltou aos prefeitos a importância da criação do fundo de habitação de interesse social. “Curitiba já possui e usufrui do fundo há três anos”, disse. Ele ainda apontou as iniciativas tomadas pela Cohapar para levantamento de recursos. “Estamos em negociação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e estamos providenciando pacotes para apresentar para outros agentes financiadores”, concluiu.

Para o deputado estadual Marcelo Rangel, que também participou do seminário, a sociedade terá uma grande vitória com a união dos municípios e do estado.

A coordenadora de Sustentação ao Negócio da Caixa em Ponta Grossa, Jeane Maruno, abordou os processos necessários aos municípios para a criação do fundo de habitação, necessário para a participação no  Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SINHIS).

Ela destacou a parceria entre a Caixa e a Cohapar. “Somos agentes financiadores dos projetos habitacionais da Cohapar. Sem essa união grande parte das construções habitacionais populares se tornaria inviável”, disse.

O prefeito de Tibagi e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Sinval Ferreira da Silva, demonstrou a sua preocupação com as ocupações desordenadas. “Trouxemos a Cohapar para expor as suas experiências na reorganização habitacional”, disse.

SEMINÁRIO - O Seminário Regional de Habitação reuniu prefeitos, secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e o presidente da Cohapar.

Conforme o engenheiro civil da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Antônio Lucas Hyczy, um dos organizadores do evento, o seminário levou informações sobre habitação rural, regularização fundiária e remoção de moradias em áreas inadequadas, além de especificar a participação do município no programa Minha Casa, Minha Vida.

“Queremos esclarecer dúvidas e apresentar propostas disponíveis para atender a demanda, incluindo fontes de recurso e financiamento, programas, parâmetros de exigências e contrapartida dos municípios” explica.

Participaram também do seminário representantes da ONG União Popular por Moradia.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais