Ciência e Tecnologia

Lactec debate projetos com associações ligadas ao setor elétrico - 11/04/2011 17:20

Representantes de associações ligadas ao setor elétrico nacional foram recebidas, na última quinta-feira (07), no Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. O objetivo foi identificar demandas de projetos e estreitar os laços com essas instituições, além de conhecer a estrutura do instituto e os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. O encontro foi organizado pelo Lactec e pela Apine – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica.

O diretor superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho, defendeu a realização do evento pela troca mútua de informações e para promover as oportunidades de parceria com as associações nacionais. “Nossos mais de 50 anos dedicados à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica nos dão plenas condições de assumir novos desafios, como oferecer soluções inovadoras e de alta tecnologia para o setor elétrico brasileiro”, afirmou.

Além do superintendente, os diretores e gerentes do instituto recepcionaram os representantes das mais de 30 associações convidadas. O encontro teve início no edifício-sede do Lactec e depois aconteceram visitas aos laboratórios de pesquisa.

Durante o evento também estiveram presentes os representantes dos associados do Lactec, Edson José Ramon (presidente da Associação Comercial do Paraná), Lindolfo Zimmer (diretor-presidente da Copel), Jaime Sunye Neto (presidente do Instituto de Engenharia do Paraná) e Zaki Akel Sobrinho (reitor da Universidade Federal do Paraná).

Luiz Fernando Leone Vianna, presidente da Apine, aprovou o encontro e sinalizou para a realização de um próximo evento. “Chegamos, hoje, a uma proposta de evento para o segundo semestre, em que possamos discutir as carências, perspectivas, entraves burocráticos, os projetos de pesquisa e desenvolvimento e todos os demais assuntos que dizem respeito ao setor de energia elétrica”, explicou.

Vianna também espera contar com a presença dos representantes da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – no evento que deve ter sede no LACTEC entre os meses de setembro e outubro de 2011.

Também convidado e presente no evento, Mário Luiz Menel da Cunha, presidente da Abiape – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia – elogiou os trabalhos do Lactec, apontando as parcerias com institutos de pesquisa para promover a pesquisa e o desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis.

“As empresas que querem investir no setor elétrico estão preocupadas em obter resultados nos projetos de pesquisa, como a obtenção de um produto, por exemplo - prático e útil. Vemos essa preocupação no Lactec, o que nos agrada e nos incentiva a desenvolver projetos em conjunto”, completou.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais