Emprego

Em parceria com empresas, governo vai capacitar trabalhadores com deficiência - 30/03/2011 18:30

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, formalizou nesta quarta-feira (30) uma parceria com o Instituto Aprender para qualificar pessoas com deficiência. Inicialmente, 25 trabalhadores serão selecionados para participar da capacitação. O curso acontecerá na Agência do Trabalhador de Curitiba, e terá a duração de dois meses. A previsão é que as aulas tenham início em junho.

Segundo Romanelli, o diferencial é que, desde o início do curso, eles vão ser contratados e registrados por uma grande empresa bancária, que apoia o programa. “Quando a qualificação terminar, cada um assumirá uma função na empresa”, disse.

O secretário afirmou que o Paraná está à frente no que diz respeito à inclusão de deficientes no mercado de trabalho. “A secretaria coordena o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência e garante bons resultados. Em janeiro e fevereiro deste ano, dos 756 inscritos nas Agências do Trabalhador, 328 conseguiram um emprego com carteira assinada”, afirmou.

De acordo com o diretor do Instituto, Enilson Pestana, o objetivo é qualificar 500 trabalhadores em 2011, contando com a parceria do Governo do Estado. A meta tem como base o número de vagas de emprego disponíveis para pessoas com deficiência nas Agências do Trabalhador.

COTAS - A Lei de Cotas prevê que as empresas que tenham entre 100 e 200 empregados devem reservar pelo menos 2% das vagas para profissionais com deficiência. Para empresas com até 500 funcionários a cota sobe para 3%. As com até 1 mil, é de 4% e acima de 1mil a cota estipulada é de 5%. A empresa que descumprir a Lei pode pagar uma multa que varia de R$1.195,13 a R$119.512,33.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais