Emprego

Governo do Paraná busca parceria com Sistema S para qualificação profissional - 09/02/2011 15:20

O Governo do Estado deverá fazer parcerias com o Sesc e o Senac para a realização de cursos de qualificação profissional, principalmente para desempregados e pessoas de baixa renda. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (9), durante reunião entre o secretário de Estado do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana.

Romanelli disse que a educação precisa estar casada com o emprego. Segundo ele, atualmente há descompasso entre as vagas de emprego e os trabalhadores. “Existem muitas ofertas no Sistema Público de Emprego e muitas pessoas procurando por trabalho. A falta de qualificação é um dos motivos que geram esta situação. Então, o que precisamos fazer é capacitar os trabalhadores, de acordo com a necessidade do mercado e, é claro, com o perfil de cada um”, afirmou.

Uma das metas é estabelecer mecanismos de natureza público-privada para viabilizar a aplicação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) na qualificação profissional. Romanelli afirma que vai estudar a criação de um mecanismo estadual e, além disso, continuar buscando aproximação com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para trazer mais recursos para o Paraná.

O presidente da Fecomércio disse que o Sesc-Senac possui toda a estrutura pronta e atualizada para capacitação, o que pode dinamizar projetos do governo. “Se não tivermos alguma unidade no município, por exemplo, podemos enviar uma unidade móvel para realizar os cursos. Ou seja, é só trazer os alunos”, diz. “Nos colocamos à disposição para o que for necessário, pois temos muito interesse em firmar parceria com o Estado”, afirmou Darci Piana.

Participaram da reunião o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier; o diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca; o diretor de planejamento do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Dieter Lengning; o diretor geral da Secretaria do Trabalho, Iran de Rezende; e a chefe de gestão do Sistema Nacional do Emprego, Elietti Souza Vilela.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais