Habitação

Beto Richa assina convênio para construção de 42 casas em Ortigueira - 08/02/2011 12:20

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira convênio com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Caixa Econômica Federal e prefeitura de Ortigueira para a construção de 42 casas populares no município, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. O convênio foi assinado durante a solenidade de abertura do ano letivo, em Ortigueira.“Temos um terço da nossa população vivendo em regiões com IDH abaixo da média nacional. É um número vergonhoso e vamos trabalhar fortemente para melhorar a vida das famílias que vivem nestas regiões”, disse Richa.

“Hoje assinamos o primeiro convênio para construção de moradias populares aqui em Ortigueira e assim faremos por todo o estado, sem olhar bandeiras políticas”, afirmou o governador. “Vamos garantir a materialização de um sonho acalentado por muitas famílias durante décadas, que é o sonho da casa própria. Não vamos permitir que ninguém viva em condições subumanas, sem água, esgoto e energia elétrica. Nosso compromisso é com habitação de qualidade.”

Para o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, assinar o convênio no mesmo dia em que acontece a abertura oficial do ano letivo tem um significado especial, pois habitação, assim como educação, é um direito humano fundamental. “Ter uma casa significa tranquilidade, segurança e felicidade. E os alunos que têm moradia segura, com toda certeza têm mais sucesso na escola. Estamos promovendo a valorização do ser humano”, disse Arns.

O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, afirmou que é importante atender os municípios mais carentes. “Atuaremos em todas as cidades do estado e trabalharemos em parceria com a Secretaria de Educação para que as crianças não deixem de estudar por falta de condições, por não ter uma casa decente. Faremos história na questão da habitação popular no Paraná”, disse.

O prefeito de Ortigueira, Geraldo Magela do Nascimento, disse que tem esperança de que o município evolua e tenha educação de qualidade e moradia digna para todos: “É uma satisfação receber o governador para a abertura do ano letivo e a assinatura do convênio para construir 42 casas. Isso demonstra a preocupação que a equipe de governo tem com as pessoas mais carentes do nosso estado”.

Para o superintendente da regional norte da Caixa Econômica Federal, Roberto Luiz Bachmann, oconvênio demonstra que a parceria é o melhor caminho para que o Paraná se desenvolva social e economicamente. “Tenho certeza de que este convênio contribuirá para superarmos a meta de 25 mil habitações no estado, graças a esta acertada parceria entre os governos federal e estadual”, afirmou.

CONVÊNIO - A Cohapar será responsável pelos projetos técnicos da obra, orientando a construção. Também viabilizará a contratação junto à Caixa, fará o cadastro, seleção e classificação das famílias, além de intervir junto à Copel e Sanepar para facilitar a instalação de redes de água, esgoto e luz elétrica.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo