Habitação

Governo do Paraná inaugura conjunto habitacional em Quedas do Iguaçu - 07/01/2011 16:10

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, entregou nesta sexta-feira (7) o conjunto residencial Jagoda, com 27 unidades, em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. As casas receberam investimentos de R$ 653 mil e foram feitas através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), com recursos do Ministério das Cidades, repassados pela Caixa Econômica Federal, e contrapartida do Governo do Estado. Chaowiche afirmou que é uma satisfação participar da sua primeira inauguração em Quedas do Iguaçu. “Esta entrega de chaves ficará para sempre na minha memória. Aproveito para afirmar a todos que o governador Beto Richa está com as portas abertas para fazermos ainda mais pela cidade”, destacou.

De acordo com o presidente da Cohapar, o Paraná vive um novo momento. “Agora é hora de unirmos o governo estadual, federal e municipal para viabilizar ainda mais projetos. Podem ter certeza de que o Paraná terá o maior programa habitacional da sua história, assim como foi em Curitiba, quando o Beto foi prefeito”, disse.

Mounir Chaowiche alertou que as casas não podem ser vendidas. “As famílias são a razão para estarmos aqui hoje. Façam destas casas um lar de sustentação e proteção. Não vendam estas casas, pois o nome de vocês faz parte de um cadastro nacional e nunca mais poderão ser beneficiados por programas como este. A família não tem preço”.

Para Claudemir Desto, superintendente da regional Oeste da Caixa, a melhor saída para a construção de casas é a parceria com a Cohapar. “Alguns municípios têm dificuldades para tocar as obras, nada melhor que nos unirmos à Cohapar, que tem um corpo técnico muito competente, para viabilizar mais conjuntos habitacionais. Com o empenho da Caixa junto com a prefeitura e Cohapar tenho certeza que mais famílias vão conquistar a casa própria”.

O prefeito Edson Prado (Jacaré) falou de sua alegria em ver mais 27 famílias livres do aluguel. “Tenho certeza que com este novo governo vamos trabalhar juntos para melhorar a vida da população. Peço a todas as pessoas que cuidem das novas casas, pois é um esforço da prefeitura e do governo do Estado para que a obra se torne realidade, cuidem e dêem valor a esse patrimônio”, afirmou.

O novo conjunto beneficia famílias carentes, com renda mensal média de um salário mínimo e vão pagar prestações médias de R$ 60, dependendo da renda familiar. As casas têm 40 metros quadrados, toda em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

VIDA NOVA - Para as famílias beneficiadas, o dia foi especial. “A partir de hoje começa uma nova fase em nossas vidas. Vamos morar em uma casa boa, sem goteiras e, o melhor de tudo, nossa”, disse Jane da Silva, que mora numa casa velha de madeira emprestada pela sogra.

Jane conta que todas as noites pedia a Deus para conseguir sua casa própria. “Agora tenho que agradecer muito por essa graça, vou cuidar da minha casa para sempre. Vou plantar muitas flores na frente de casa para demonstrar nossa felicidade”.

Maria Teresinha da Silva Santos criou os quatro filhos sozinha e conta que já passou por algumas dificuldades. “Nem acredito que vou ter minha casa. Não tinha condições de financiar uma casa. Não fosse a Cohapar e o Governo do Estado eu nunca sairia dessa casa ruim”, contou.

GERENTE REGIONAL – Durante a inauguração do conjunto Jagoda, foi anunciado o nome de Gerson Verlang como o novo gerente do escritório regional de Francisco Beltrão, unidade responsável pela obra.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo