Habitação

Cohapar retoma parcerias para conclusão das obras do PAC - 06/01/2011 15:46

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, coordenou nesta quinta-feira (6) encontro de órgãos públicos envolvidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Guarituba, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). Para o presidente, essa reunião traz de volta a parceria entre a Cohapar e demais secretarias do Estado.

“É fundamental termos um bom entrosamento, para que possamos unir esforços em prol de um único objetivo, o bem-estar e a qualidade de vida da população do Paraná”, explicou. “Já agendamos uma reunião para sexta-feira (7) no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER), que nos dará o aporte necessário para realização da regularização das ruas do Guarituba.”

Além disso, Chaowiche afirmou que prepara um encontro com a direção da Copel, para a retomada das obras de iluminação no Guarituba. Uma reunião com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades já está marcada para a semana que vem, e a presidência da Cohapar ainda busca um encontro com o Ministério das Cidades para a adequação dos projetos. “Acredito que, com o entrosamento dos órgãos envolvidos, caminharemos rapidamente para conclusão das obras.”

“A retomada das obras é muito bem vista pela prefeitura de Piraquara e, tenho certeza, também pela população do Guarituba. Com esse encontro, a parceria entre Estado e prefeitura sai reavivada e fortalecida”, disse o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha.

“Nossa parceria já existe, e agora está ainda mais forte com a presença do Chaowiche à frente da Cohapar. Já realizamos quase que mensalmente reuniões com o Ministério das Cidades e a Cohapar, e agora iremos consolidar estas discussões”, falou o gerente da Caixa para a região Leste do Paraná, Luiz Henrique Borgo.

Chaowiche ressaltou, durante a reunião, que a Cohapar não medirá esforços para a conclusão das obras. “A obra do Guarituba é a maior em área de manancial em andamento no país. Usaremos de racionalidade e, se necessário, de suplementação de recursos para a conclusão das obras”, informou.

A OBRA — A revitalização Guarituba terá investimentos de R$ 93,8 milhões para o resgate social de mais de 8 mil famílias. Os recursos são do PAC, e incluem contrapartida do Governo do Paraná. No bairro, estão em obras 803 casas. Outras quase 8 mil famílias receberão a posse de seus terrenos.

As novas casas terão rede de água, esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação e paisagismo. Elas têm 40 metros quadrados, são construídas em alvenaria e cobertas com telhas de cerâmica, azulejadas e com modelos arquitetônicos diversificados — casas geminadas, sobrados e casas individuais. Os moradores pagarão prestações médias de R$ 70.

A intervenção no Guarituba, que irá urbanizar a antiga ocupação irregular, beneficia todos os 12 mil moradores do bairro com obras de arruamento, paisagismo e infraestrutura.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo