Habitação

Moradores de Guaíra recebem conjunto de casas da Cohapar - 23/07/2010 16:50

Com mais 35 unidades habitacionais concluídas, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno, entregou nesta sexta-feira (23), aos moradores da cidade de Guaíra, na região Oeste do Estado, o residencial Parque Anhembi, no valor de R$ 955 mil.

As casas são da modalidade de hipoteca, construídas pela Cohapar, com área e infra-estrutura doada pela prefeitura, e financiamento da Caixa Econômica Federal. Os novos mutuários terão um prazo de 20 anos para o pagamento das prestações, que são de 20% da renda familiar para quem ganha entre três e cinco salários mínimos.

Segundo Moreno, o governador Orlando Pessuti entende que a moradia é um dos programas de estruturação social, e por isso deseja que todas as casas em construção sejam concluídas o mais breve possível. “Estamos construindo 3.800 moradias no interior do estado”, informou.

“A transformação na vida de uma família que recebe uma casa é uma das ferramentas mais importantes porque permite sua reestruturação financeira. Isso possibilita que a família invista mais em educação e qualidade de vida ajudando o crescimento social dos membros da família”, destacou o presidente da Cohapar

Ele ressaltou também que a construção do conjunto foi possível graças ao empenho do Governo Federal que, através do presidente Lula, tornou possível viabilizar a realização do sonho da casa própria para as famílias de Guaíra.

“É a política pública adotada pelo governo federal, de valorização do setor construtivo, principalmente na área da habitação, que tem feito com que o país viva hoje um momento de pleno emprego e geração de renda. Graças a essa mudança de postura na política de dar prioridade à construção de moradia, agora sendo consolidada com os programas Minha Casa Minha Vida e PACs, estamos construindo outras 3.155 casas na Região Metropolitana de Curitiba, disse Moreno”.

A vice-prefeita de Guaíra, Maria Elci Venâncio, lembrou que o momento de entrega do conjunto foi muito aguardada pelas famílias. “Hoje o sonho se torna realidade. Ainda temos uma grande demanda por habitação, mas também é grande nossa disposição de continuar com essa parceria junto à Cohapar e Caixa Econômica, para juntos podermos proporcionar mais momentos como este de hoje”.

SEGURANÇA – Depois que se separou, Jane Maria de Oliveira, 36 anos, foi morar com a filha na casa da mãe, onde ajuda a pagar o aluguel e as despesas. Ela trabalha na prefeitura de Guaíra como Guarda Municipal e está com casamento marcado para a próxima semana. Os móveis novos já estão sendo comprados. “Não vejo a hora de ir viver na nova casa”, comemora Jane.

“É uma felicidade em dose dupla. Sempre quis ter minha casa e agora, graças a esse programa do governo, estou tendo essa oportunidade. Quem casa quer casa, e eu não sou diferente. Ter nosso canto significa ter segurança e independência de nunca se sentir ameaçada de pedirem a casa. É poder fazer do nosso espaço as melhorias e as decorações que a gente quer, porque a casa nos pertence, somos donos daquele endereço e daquele pedaço de chão”, assegura Jane.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo