Ouvidoria

Programa da Ouvidoria já solucionou mais de 300 casos de pessoas desaparecidas - 19/07/2010 17:30

A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral concluiu o primeiro semestre do ano comemorando os resultados do “Procuro Você”, programa destinado a localizar parentes que perderam o contato entre si e desejam retomar os laços familiares. Nos sete anos de existência do projeto, houve 3.132 pedidos de busca, dos quais 307 casos foram solucionados com 510 pessoas localizadas. Apenas de janeiro a julho de 2010, foram 198 pedidos de busca, doze pessoas localizadas e oito casos solucionados. Em julho, até o dia 19, foram realizadas setenta buscas.

A responsável pelo projeto é a gerente de Atendimento da Secretaria, Alessandra Halila, que explicou que o contato com as pessoas que utilizam o programa não se resume ao recebimento do pedido. “Acompanhamos o caso de perto para verificar se o pedido foi bem encaminhado, e se a resposta foi adequada até a solução final”, disse.

Criado em 1994 e reformulado no final de 2003, o “Procuro Você” funciona graças a pesquisas realizadas pela Gerência de Atendimento da Ouvidoria em bancos de dados de empresas públicas e privadas. Isso é possível devido a acordos de cooperação firmados com tais organizações.

O tempo de solução de cada caso é variável, mas as buscas são facilitadas se as pessoas cumprem algumas exigências. O mais importante é que o solicitante forneça o máximo possível de informações sobre a pessoa a ser encontrada. Alessandra também alertou que o programa não faz o cadastro de crianças, porque há uma delegacia especializada neste assunto, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

COMO USAR — O cidadão pode fazer contato com a equipe responsável pelo programa de três modos. O primeiro deles é pela internet. Basta acessar o endereço www.ouvidoria.pr.gov.br, escolher a opção “Fale com o Ouvidor” e se cadastrar.

Os interessados também podem fazer sua solicitação por carta. O endereço é Rua Comendador Araújo, n.º 711, Batel, em Curitiba. O CEP é 80420-000. Finalmente, o cidadão pode comparecer pessoalmente à sede da Secretaria, no endereço acima, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas .

Mas atenção: para ter acesso ao “Procuro Você” e fazer as pesquisas, o interessado precisa informar nome completo da pessoa desaparecida, de seu pai e sua mãe, local e data de nascimento e suposto paradeiro. Os resultados dos trabalhos do setor são comunicados aos requerentes por carta ou e-mail. “É importante o cidadão saber que, se não houver interesse no reencontro por parte da pessoa procurada, o pedido é arquivado, em respeito ao direito de privacidade”, lembrou Alessandra.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais