Ouvidoria

Ouvidoria Geral é o elo entre a população e a administração pública - 26/05/2010 09:40

O Paraná tem fortalecido o relacionamento com os cidadãos por meio da Ouvidoria Geral. Pioneiro na criação do serviço na administração pública, o Estado tem estimulado a participação popular no governo. “Os resultados são muito satisfatórios. Desde 2003, realizamos mais de 81 mil atendimentos. A partir desses contatos, podemos visualizar quais áreas necessitam de melhorias”, ressalta o corregedor e ouvidor Antonio Comparsi de Mello.

Com o Programa de Descentralização do Governo, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog) pretende estimular a criação de ouvidorias municipais. As vantagens da estruturação do serviço serão apresentadas aos líderes dos municípios da região de Guarapuava¸ que receberão a estrutura do Poder Executivo nesta quinta-feira (27). “Ao criar canais de comunicação com a população, as prefeituras podem atender aos anseios dos munícipes e levar ainda mais benefícios a eles”, afirma o ouvidor estadual.

Comparsi de Mello conta que, atualmente, a Secretaria Especial tem mais de 100 municípios cadastrados em sua Rede de Ouvidores. Segundo ele, servidores atuam em parceria com a Ouvidoria Geral no encaminhamento das demandas da competência do Estado e dessas localidades. “Além de criar sua ouvidoria, as cidades podem integrar a rede, aumentando, assim, as formas da população exercer plenamente a sua cidadania. E é essa a proposta de trabalho conjunto que faremos nesta semana aos prefeitos e líderes da região de Guarapuava”, conclui.
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