Segurança

Polícia do Paraná acaba com esquema internacional de tráfico - 29/03/2006 16:40

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) pôs fim a um esquema internacional de tráfico de drogas que “abastecia” Curitiba, região metropolitana, além do litoral do Paraná e de Santa Catarina. Ao todo, foram presos 14 traficantes e detidos três adolescentes. Também foram encontrados 180 quilos de maconha e dez quilos de crack, avaliados em R$ 200 mil. Os policiais do Cope ainda apreenderam um fuzil Ruger 223, duas pistolas 9 milímetros, uma pistola ponto 380 e farta munição.

“A primeiras informações que recebemos sobre este esquema foram repassadas pela Polícia Federal e então começamos a investigar. Percebemos que se tratava de um grande esquema, altamente organizado e conseguimos desbaratar toda a quadrilha”, relatou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

As informações da Polícia Federal foram repassadas para o Cope há cerca de 45 dias. Desde então, os policiais passaram a acompanhar o trabalho dos traficantes Débora Cristina Meciano, 20, e João Romão Netto, o “Japa”, 40, apontados como líderes de todo o esquema.

De acordo com o delegado Marcus Vinícius Michelotto, chefe do Cope, o casal buscava maconha e crack semanalmente no Paraguai e, com a ajuda de um “batedor”, transportava a droga de carro até Curitiba. “O batedor servia para alertar os traficantes sobre a presença de policiais na estrada ou por qualquer lugar que eles passassem”, disse o delegado. De Curitiba, toda a droga era distribuída para outras regiões.

Em Curitiba, os investigadores descobriram o envolvimento do taxista Adilson Francisco de Oliveira Sá, conhecido como “Bozo”, 41. De acordo com os policiais, ele era o responsável por levar o traficante Anderson Rogério Gonçalves dos Santos, o “Negão”, 23, e seus comparsas para distribuírem a droga em Curitiba e região e cobrarem as dívidas.

“Prendemos do chefe ao último traficante, desde os que pegavam a droga no Paraguai, até o transporte e a distribuição em Curitiba e outras cidade”, complementou o delegado.

Prisões – Descoberto o esquema, a polícia conseguiu na Justiça seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Ontem (28), em uma operação simultânea que envolveu mais de trinta policiais foram presos os 14 integrantes da quadrilha. Duas pessoas ainda estão foragidas.

O casal “Japa” e Débora, foram presos em sua casa no bairro Boqueirão, em Curitiba. No mesmo local a polícia ainda prendeu Márcio Borghi Ribeiro, 22, Cristiano dos Santos Fernandes, 19, Joana Galvão de Mello, 22, e Marcos Mota de Oliveira, 25. Com eles a polícia apreendeu dez quilos de crack, um fuzil, uma pistola e farta munição.

Em São José dos Pinhais, foram presos Anderson Rogério dos Santos, Diego Aparecido Gomes, 21, Mara Gisele de Sousa, 19, e Kleber Moreira Carrera, o “Klebinho”, 22. Foram encontrados com eles 130 quilos de maconha, uma pistola Jericó 9mm e munição. Adriano Pedro de Moraes Gomes, 19, foi preso no bairro Água Verde. “Bozo” foi encontrado em sua casa, no bairro Fazendinha.

Na casa da traficante Valdice da Silva, 28, também em São José dos Pinhais foram encontrados e presos Pedro Neves Martins Filho, 29, e Reginaldo Honório de Oliveira, 23. Eles foram autuados em flagrante por uso de documentos falsos e são foragidos da justiça. Valdice ainda é procurada pela polícia.

Em Praia de Leste, litoral do Paraná, na casa que pertence a Débora, a polícia recapturou Juliana Regina dos Santos, 23, que fugiu do 9º Distrito Policial na semana passada. “Acreditamos que foi a própria quadrilha que realizou o arrebatamento”, disse o delegado. Na casa, ainda foi encontrado um adolescente, de 16 anos, com 49 gramas de maconha e 34 pedras de crack.

Mais duas adolescentes, de 15 e 17 anos, foram detidas com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Elas estavam com cerca de 55 quilos de maconha dentro de um ônibus de viagem e seguiam para Itapema. No momento da operação, os policiais do Cope avisaram a Polícia Rodoviária Federal para interceptar o ônibus e apreender as meninas. Elas foram encaminhadas para a Delegacia do Adolescente em Curitiba. Segundo o delegado, as drogas que estavam com elas eram de Anderson.

A polícia procura agora por Valdice da Silva, e Dionatan Alberto Sanetti, 24, que estão foragidos e são acusados de participarem do esquema de tráfico. “A divulgação da foto deles é essencial para recebermos denúncias de onde podem estar”, disse Michelotto.

Pena – Pedro de Moraes Gomes foi autuado em flagrante por porte de documento falso. Anderson e Japa serão autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Os demais vão ser indiciados por tráfico de substância entorpecente e associação ao tráfico.

LISTA DOS DETIDOS:

Chefes da Quadrilha:
- JOÃO ROMÃO NETTO, vulgo “Japa”, antecedentes de porte ilegal de arma em Foz do Iguaçu
- DÉBORA CRISTINA MECIANO

Integrantes:
- MARCIO BORGHI RIBEIRO
- CRISTIANO DOS SANTOS FERNANDES
- MARCOS MOTTA DE OLIVEIRA - antecedentes por roubo em Foz do Iguaçu, e receptação em Curitiba
- ANDERSON ROGÉRIO GONÇALVES DOS SANTOS, vulgo “Negão” - antecedentes pela Delegacia de Homicídios pela morte de uma mulher grávida na praça da Ucrânia
- ADRIANO PEDRO DE MORAES GOMES, vulgo “Cunhado”
- DIEGO APARECIDO GOMES, vulgo “Neguinho” – detido por posse de entorpecente pelo 8o Distrito Policial
- MARA GISELE DE SOUZA
- JOANA GALVÃO DE MELLO
- KLEBER MOREIRA CARRERA, vulgo “Klebinho”
- ADILSON FRANCISCO DE OLIVEIRA SÁ, vulgo “Bozo” - taxista com passagens pela polícia de São Paulo que serão apuradas
- REGINALDO HONÓRIO DE OLIVEIRA, - passagens pela polícia por formação de quadrilha e receptação nas Comarcas de Foz do Iguaçu e Curitiba. Ele é foragido desde outubro de 2005 da Colônia Penal Agrícola.
- PEDRO NEVES MARTINS FILHO - passagens por furto e roubo em Medianeira, Foz do Iguaçu e Matelândia. Teve seu mandado de prisão cumprido por policiais do COPE no dia 01/06/05. Após a transferência para Matelândia, ele havia fugido no último dia 08 de janeiro.

Foragidos:
- VALDICE DA SILVA
- DIONATAN ALBERTO SANETTI

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar

O que já publicamos sobre:

Últimas Notícias:

Leia mais

  • Assessorias de Comunicação
  • Notícias para Rádios
  • TV ao Vivo
  • Rádio ao Vivo
  • Acesse www.dioe.pr.gov.br. Informação no tempo certo.
  • Saiba tudo sobre a Nova Gripe - Gripe A - Influenza A (H1N1) - Informe-se e previna-se
  • Paraná contra a Dengue - Informe-se e Previna-se
  • Cadastre-se para receber nosso Boletim Informativo